De amor, não de terror

São tantos os filmes em vídeo que quando vemos uma primeira cena em 35mm ficamos todos ansiosos. Começa assim, com uma mancha vermelho-película, o filme “Pra Eu Dormir Tranquilo”, dirigido por Juliana Rojas.

Falecida, a babá do menino Luís ressurge de dentro de seu armário. Quando o menino abre a porta, anuncia-se o vulto de Dora em meio à penumbra, cena formidável. A naturalidade do jovem ator David Navarro surpreende. Aliás, todo o elenco é firme e bem dirigido.

Para que a babá possa ficar perto do garoto e continue a lhe dar atenção e carinho, Luís precisa satisfazê-la em seu apetite curioso. Algo fantástico e diferente do conteúdo do que costumamos ver no panorama de boa parte dos curtas brasileiros. O argumento original enriquece o filme, além de guiá-lo para lados extremos, do relacionamento com a mãe que está grávida até a relação do jovem com a babá defunta.

“Não é um filme de limites no sentido do ‘terror’”, afirmou a diretora ao final da primeira sessão do curta no festival. “O filme expõe relações de maternidade da babá com esse menino, a relação de cuidar de uma criança. São duas mulheres no limite. Enquanto a mãe está em crise sobre como se relacionar com Luís e o filho que está por vir, Dora surge para cuidar do menino e ter com ele essa relação de maternidade.”

A estreia de “Trabalhar Cansa”, primeiro longa-metragem de Juliana (codirigido com Marco Dutra e selecionado para a mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes deste ano), está prevista para setembro. (Mirrah Iañez)

“Pra Eu Dormir Tranquilo” está na Mostra Brasil 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *