Das coisas simples da vida

“Qual Queijo Você Quer?” já diz logo a que veio. Detalhes de uma mesa, enfeites, bibelôs, aparelhos eletrônicos. Um plano se inicia em um retrato de um casal pendurado na parede e termina enquadrando os protagonistas no sofá da sala.

São essas pequenas coisas, como o pedido de Afonso para comprar um queijo, que ocasionam a crise nervosa de Margarete. Enquanto ela se incomoda com a sua condição de idosa, com o que fez ou deixou de fazer durante os anos e qual o sentido de viver para se aproximar da morte, o marido parece conformado – ou talvez nem sequer tenha se questionado. Destaca-se a trilha sonora de Mateus Mira, acompanhamento gracioso para as ótimas atuações de Henrique César e Amélia Bittencourt.

A temática deste filme catarinense é comum a outros curtas-metragens brasileiros. “Rosa e Benjamin”, de Cléber Eduardo e Ilana Feldman, discute o tédio representado pela rotina e a presença de “outros” (vizinhos) interferindo no dia a dia de um casal morador do Jabaquara. “O Bolo”, de José Roberto Torero, também se debruça sobre idosos em pequenas agressões mútuas e que continuam amorosos, apesar dessa estranha e diferente forma de comunicação e carinho.

Conflitos de relacionamento e crises existenciais podem aparentemente estar relacionados apenas à juventude. Curtas como o da diretora estreante Cintia Bittar conseguem explorar esses temas em um universo delicado e sensível, com diálogos ricos e reflexivos. No final, uma indicação de que “nunca é tarde para mudar” ou apenas de que a vida também é feita de pequenezas, tic-tacs e queijos. (Camila Fink)

“Qual queijo você quer?” está na Mostra Brasil 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *