As palavras valem um escrito sobre Uma Promessa Para o Mar de Hend Sohail

por Michele Nadima

Quão longe estamos dispostos a ir para honrar as nossas palavras? Uma promessa para o mar nos leva diretamente a esse questionamento e mostra como cada jornada é singular e tem o seu próprio peso. 

Acompanhamos o protagonista do curta em uma missão que pode ser a mais importante de sua vida. A sinopse é sem rodeios: durante os preparativos do funeral de sua mãe, o jovem Zayn decide roubar o seu corpo. O que em um primeiro olhar pode soar estranho, percebemos ir além de um sequestro. É uma história introspectiva, que carrega as suas complexidades, mas que é apresentada de maneira sútil. Com seus encontros e desencontros, serve de reflexão sobre como fechamos o ciclo quando uma pessoa querida se vai. É uma trama envolta em detalhes que dizem muito sobre a jornada de Zayn e seu único companheiro – um cachorro caramelo que habita as cidades do Egito, que por um acaso é encontrado pelo caminho e acompanha o garoto até o fim.

Seguimos estrada afora com eles em uma caminhonete vermelha e percebemos que o plano de roubar o corpo da mãe, na verdade, é uma medida que busca ser sagrada. Zayn quer levar o corpo de sua mãe ao encontro do mar. E a ingenuidade do garoto é tocante, porque mesmo com a morte da mãe, ele ainda quer ter a chance de realizar seu desejo. Não é por acaso que podemos ver cartões-postais com imagens das pirâmides, girassóis e praias coladas timidamente na parede do quarto onde a mãe está sendo velada.

Na cultura árabe, o pedido das mães é sagrado e é este objetivo que o rapaz carrega, sem se distanciar do seu propósito. Como se fosse a última coisa que ele deve fazer em sua vida.

Em dado momento do filme, podemos ouvir a música Mawoud, na voz de Abdel Halim Hafez – um dos cantores mais populares dos anos 50 e 60 no Egito. Mawoud, em árabe, significa “prometido”, e na cena da loja de conveniências ouvimos o trecho que aborda “o caminho que ali está seguindo e onde vai dar”. É uma escolha muito bem feita da diretora Hend Sohail, que confirmou, após a sessão no Festival Kinoforum, o peso exercido pela música. Ela reforça que o propósito de Zayn é emocional, e nesse momento passamos a torcer por ele.

O filme carrega uma dualidade entre o objetivo de Zayn e as pessoas com quem nos deparamos no caminho, ao longo de nossas vidas. Não é à toa que o cachorro surge por meio de um desses encontros e o segue rumo ao oceano. Seja para o bem ou para o mal, o que está no nosso propósito não se desvia. Zayn se depara com assaltantes que, ao perceberem que ele carrega a sua mãe, recuam e dão passagem à sua jornada. A forma como o filme constrói o laço entre espectador e protagonista é divina, pois o enredo nos tira de um lugar estranho, para posteriormente nos cativar, à medida em que acompanhamos o garoto nas estradas da pequena cidade de Minya. 

Ao final, o cenário conclui o filme de forma sublime: Zayn contempla o mar ao lado do caixão e seu cachorro e a promessa é revelada em um cartão-postal que o jovem deu à mãe. Zayn finalmente fecha o ciclo do luto por sua mãe, cumprindo uma promessa antiga. Isso dialoga com o público quando olhamos para os nossos laços, tradições e promessas e refletimos sobre em que medida estamos dispostos a ir a fundo para realizá-las.

Certamente, essa é a grande sacada do curta, pois em uma mostra sobre histórias líquidas, na qual os filmes tratam da fluidez da vida, Uma promessa para o mar rouba a cena com uma história tocante e com tamanha força cultural. O filme nos convida a contemplar costumes e tradições que destoam da nossa realidade. As promessas foram feitas para serem cumpridas e Zayn vai até o fim sem muito contestar.

Biografia: Michele Nadima é roteirista, documentarista e produtora audiovisual. Bacharel em Rádio, Televisão e Internet, vem atuando no audiovisual desde 2013 em projetos publicitários e independentes, com o olhar apurado em diversas vertentes artísticas. Dirigiu o documentário Raízes, que fala sobre a produção do curta-metragem Brêu (2024) e os moradores locais da cidade de Lagoa Formosa – MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *