Transparecer Não é Sobre Tentar Ser Claro a Todo Tempo sobre Mãri Hi – A Árvore do Sonho, dirigido por Morzaniel Ɨramari
por Guto Escobar
A sala de cinema estava vazia. De 120 lugares possíveis, deviam ter uns 20 espaçadamente ocupados. A sessão era gratuita. “Mãri Hi” ou “A Árvore dos Sonhos” faz um gesto de abertura e vulnerabilidade muito corajoso, ao se propor a mostrar e contar sobre os pensamentos mais importantes da cosmologia Yanomami para nós, os Brancos, que roubamos e destruímos tanto e não devolvemos nada. Mesmo assim, o filme respeita a inteligência e o coração do público à que se dirige e conta sobre os sonhos e os relacionamentos ritualísticos com a natureza, os Xapiri pë, e entre eles, sobre as conexões possíveis de se fazer ao se abrir para o mundo e se deixar levar por sensações.
Diferente de uma documentação dos rituais e uma narração explicativa, o filme tenta revelar a sensibilidade de tudo aquilo. Ao filmar sem tentar explicar tanto, confiando na nossa experiência de relação com o próprio filme, O narrador começa a descrever sobre a prática de sonhar e as diferentes maneiras e sensibilidades de alcançar esse estado, sobrepondo as imagens captadas e as músicas de uma festa que acontece dentro de suas casas. Assim como a variabilidade da narração, vemos na festa as diferentes maneiras de se participar dela, desde mais distante, até cantando e dançando junto. É incrível como em meio a tanto que lhes foi tirado por nós, o gesto de se abrir venha de maneira tão respeitosa, sem afronta, tentando transparecer, mas não de maneira transparente para tentar ser o mais detalhado e explicativo, e sim em uma linguagem bem mais comum ao falar sobre o que é sonhar, deixando espaços para a interpretação do que aquilo possa significar para cada um, uma opacidade de possibilidades para adentrar e descobrir, mas principalmente sentir.
E para os que acham chato que no fim de todos estes curtas, seja necessário colocar sempre a mesma mensagem, sobre quem eles são e o que estão passando, que precisam de ajuda, eu tenho certeza que eles também acham isso bem chato, e talvez essa mensagem seja para você.