A santidade de ser quem se é

Apesar de muitos avanços nas discussões sobre sexualidade e heteronormatividade, o debate sobre gênero no âmbito social e artístico ainda engatinha. Porém, temos aqui, na 23ª edição do Festival, um dos exemplos de obras que, poeticamente, colocam esse tema em pauta.

A Santa (La Santa) é um filme chileno do diretor Mauricio López Fernández, sobre a hermafrodita María, que é forçada pelo pai a encarnar a Virgem Maria em uma procissão da cidade onde moram. Segundo ele, talvez tamanha honra faça com que a filha seja “consertada”. Por sua vez, a “garota” (por falta de melhor artigo, substantivo e gênero) está em constante tensão com a decisão do pai e com o que ela representa, ou seja, apresentar-se oficialmente como mulher.

Para além do ambiente familiar, a religião parece ser um dado importante de pertencimento e aceitação na cidade de María. A discussão de gênero está situada, portanto, inevitavelmente dentro da religiosa: María não se sente bem naquela opção espiritual não apenas por não ter nada a pedir a Deus, mas também porque aquela Igreja não a aceita como ela verdadeiramente é.

Um caráter forte a leva a refletir para além de sua criação católica, e lhe traz a conclusão terrível de que para agradar ao pai e se tornar parte de um grupo, ela deve fazer uma escolha para a qual ainda não está preparada, visto que ambos os gêneros se manifestam na personagem, e ambos são igualmente aceitos por ela.

A arte e a fotografia do filme são bem sucedidos em retratar essa dubiedade da beleza de María. Vemos um belo rosto de menina iluminado pelo sol em um momento, e logo antes, em um plano mais aberto, seu figurino justo que evidencia a genitália masculina.

Não há, porém, nada forçado quanto a isso; estamos claramente diante de uma pessoa com um problema a ser resolvido, e não diante de uma aberração a ser observada com curiosidade. Essa sutileza deixa o filme mais bonito. Bonita também é a imagem de María como a santa; simbolicamente, ou talvez até ironicamente, uma personagem renegada representa justamente todo um grupo de pessoas que pedem benção e perdão.

Isabela Maia

A Santa está na Mostra Latino-Americana 3. Clique aqui para ver a programação do filme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *