A história não importa
Cowboy é um daqueles curtas que logo de cara você já sabe o que está por vir, mas não, não é nada daquilo que você está pensando. O filme surpreende no segundo ato, quando percebemos toda a complexidade da história.
O documentário de Tarcisio Lara Puiati traz uma mensagem além das histórias e das imagens. Subjetivamente, estão descritos todos os preconceitos que temos com as pessoas que possuem alguma deficiência física.
Cowboy é um sujeito que não possui um braço. Ao acompanhar o personagem pela cidade, vamos escutando as histórias, que não sabemos se são reais ou fictícias. Mas, por trás de cada uma delas, está toda a intenção do diretor em nos mostrar que, para apreciarmos plenamente o curta, não importa qual delas é a verdadeira. Todas trazem a mesma mensagem, porém de um ponto de vista diferente.
Muitos dos curtas produzidos atualmente caem na obviedade, porém, em Cowboy o diretor usou uma forma incomum para nos trazer uma reflexão sobre um tema que já foi muito utilizado; não fosse pela precisão de Tarcisio, seria muito fácil cair no clichê. Ótimo filme que merece ser apreciado.
Rodrigo Ferro
Cowboy está na “Mostra Brasil 7”. Clique aqui para ver a programação do filme