A percepção e a quebra de expectativas sobre III, dirigido por Salomé Villeneuve

por André Quental Sanchez

 

O curta “III” de Salomé Villeneuve lembra o livro “O Senhor das Moscas”, de William Golding, em ambas as produções temos o retrato de uma violência ocasionada por medo e raiva de crianças. Tanto Golding quanto Salomé distorcem a percepção do público sobre a imagem de uma criança, inserindo comportamentos que destoam do senso comum como comportamentos animalescos, assim, o espectador fica em choque com a quebra de expectativas e é gerado uma tensão.

O curta apresenta uma direção de atores eficaz em um retrato de três irmãos que entram em um conflito violento após um conflito de interesses. Com somente 3 atores e poucos diálogos, a força do projeto se dá por gestos, respirações e olhares, na medida que as crianças mal se comunicam entre si e agem como animais.

Elliot Desjardins Gauthier como Saul é o que apresenta maior destaque por conta de suas expressões, em um momento presenciamos suas escápulas subindo e descendo de raiva e seu olhar de raiva após bater em uma árvore, assim, sentimos pena e ao mesmo tempo um estranhamento.

A floresta amedrontadora, a fotografia com tons escuros, a imensidão do mundo criado, o isolamento de seus personagens e a direção de arte auxiliam na criação de um estranhamento e um enriquecimento do projeto. Um exemplo é a constatação que a irmã mais velha é a única totalmente vestida, o que a coloca na posição de mãe do mesmo modo que Wendy em “Peter Pan” de J.M.Barrie.

No momento que Saul persegue sua irmã para matá-la, o público coloca em xeque a construção social sobre o que uma criança deve ser, fazer, etc. O retrato violento e visceral presente no curta quebra todas as expectativas e abre lugar ao medo e o desconforto.

Golding em seu livro usa um paralelo semelhante, ao contrastar uma imagem do senso comum e enraizada em seu público, o projeto ganha força e atrai a atenção por conta da quebra de expectativas, fazendo o público refletir sobre as percepções que temos do mundo.

 

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