Nas oficinas, jóias audiovisuais

Os programas das Oficinas Kinoforum foram muito interessantes. Percebe-se que a cada lugar em que foram feitos os curtas há uma visão diferente de como se fazer cinema. Uma coisa que ficou muito clara ao ver as mostras, tanto a especial de 10 anos quanto a das oficinas do ano passado, é que há muitos documentários, talvez por uma necessidade dos moradores de periferia de mostrar sua realidade, o que pensam do mundo, e isso é muito importante, pois está sendo passado através da arte.

A sala estava lotada nas duas apresentações das oficinas. Parentes, amigos e o público em geral viram ali um trabalho muito bom, que vai além dos filmes, mexe com a vida das pessoas. Aliás, isso foi dito por vários participantes. Um deles salientou até que fez a oficina quando estava chegando a São Paulo e, ali, conheceu as pessoas com quem convive hoje. Depois, todo orgulhoso, exclamou: “Eu deixei meu antigo emprego e hoje posso dizer que vivo de audiovisual”.

Claro que não é objetivo principal das oficinas que seus alunos trabalhem na área, mas é interessantíssimo ver que a vida das pessoas começa a ser mudada com arte, até porque há nos curtas feitos ali jóias audiovisuais como “Pueril”, de Jean Pierre Dominguês e Fernando F. Freitas, um documentário sensível e brilhante que mostra o cotidiano das crianças de uma creche. Um curta muito engraçado de assistir, pois o público de tempos em tempos se dividia em dois tipos de reação: ou ria adoidado, ou ficava com aquela cara de “olha que bonitinho” ao ver as situações protagonizadas pelas crianças.

Dou como exemplo “Pueril”, mas poderia destacar diversos curtas com qualidade idêntica, como “Entre”, de Carlos Côrtes e Maira Di Giaimo, que debate com lésbicas temas como família, casamentos e preconceito. Esse curta começa com uma sacada muito boa, com a equipe entrando em um armário, em referência à expressão “sair do armário”.

Além de trazer-nos obras muito boas, os programas das oficinas serviram para mostrar o resultado de um excelente trabalho realizado pela Kinoforum e trazer um lado mais humano, de como a criação artística pode ser fundamental para melhora de vida e de visão de mundo das pessoas. (Henrique Gois de Melo)

“Pueril” e “Entre” estão na mostra Oficinas Kinoforum 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *